Seminário do Brincar 2021: A cidade como espaço do brincar e dos direitos da criança.

Abriram as inscrições! Só podemos dizer que serão encontros potentes! 🧡

Evento online, gratuito, destinado aos professores, pais, gestores (de instituições públicas e privadas) e demais profissionais das infâncias.

Esse seminário integrará uma série de encontros formativos que serão realizados pelo canal do YouTube da Vincular, de forma totalmente aberta e gratuita no mês de maio de 2021, em comemoração à semana mundial do brincar. O tema deste ano será: a cidade como espaço do brincar e dos direitos da criança. Quem desejar receber o certificado, deve se inscrever pela plataforma da Vincular, clicando em "matricule-se".

Compartilhem e marquem os amigos, colegas, familiares. Convidem os gestores das suas escolas e municípios: secretários de educação, prefeitos e vice-prefeitos. Convidem todos, pois vamos conversar muito sobre as políticas públicas voltadas a primeira infância e cidades mais acolhedoras para as crianças. E claro... consequentemente para todos nós! Afinal, como nos lembra Tonucci: "Uma cidade boa para as crianças é boa para todos."

Por falar nisso, você sabia que o Projeto Cidade das Crianças, idealizado e implementado por Tonucci, inicialmente na cidade de Fano, na Itália, e depois em diversas cidades no mundo, nesse ano está completando anos de existência? Pois é! E você sabia que a cidade de Jundiaí, aqui no Brasil, aderiu ao projeto em 2018 e devido ao sei protagonismo, à sua experiência e aos investimentos que vem fazendo, foi escolhida pela Rede Mundial da Cidade das Crianças como referência para interlocução com cidades, universidades e instituições interessadas em aderir ao projeto ou na realização de estudos à respeito? Isso mesmo! 

Teremos uma conferência especial somente para falar sobre a Cidade das Crianças, onde Tonucci (Itália), auxiliado por Lorena Morachimo (Espanha), apresentarão o projeto, sua estrutura e funcionamento dentro da Rede Mundial, e como as cidades interessadas podem fazer sua adesão. Nessa conferência o Prefeito (Luiz Fernando Machado) e o Gestor de Cultura (Marcelo Peroni) de Jundiaí falarão sobre sua experiência, sobre os desafios e sobre o protagonismo na implantação desse lindo projeto aqui no Brasil. Imperdível! Por isso a importância da participação dos gestores municipais. 

A programação está sendo praticamente fechada, faltando pequenos ajustes. Começará no dia 12 de maio, com algumas noites, durante a semana e dois sábados pela manhã. Todos os encontros serão gravados disponibilizados posteriormente no ambiente virtual de aprendizagem da plataforma da Vincular aos que estiverem inscritos.

PERÍODO DE ACESSO AO CONTEÚDO: Durante as transmissões ao vivo, todas as palestras serão gravadas e disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem da plataforma da Vincular, para os inscritos no evento, até o final de abril de 2022.

PRESENÇAS CONFIRMADAS: Ana Cláudia Arruda Leite e Gandhy Piorski (São Paulo - Brasil), Carlos Neto (Portugal), Elisson Pauletti (Rio Grande do Sul - Brasil), Carolina Tarrío (São Paulo - Brasil), Franceso Tonucci (Itália), Lorena Morachimo (Espanha), Luiz Fernando Machado (Prefeito de Jundiái / SP - Brasil), Rosane Romanini e Luciane Varisco Focesi (Rio Grande do Sul - Brasil) e Severino Antônio e Kátia Tavares (São Paulo - Brasil).

SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO PARA SUA INSCRIÇÃO

👉🏼 ATENÇÃO! EVENTO ON-LINE, GRATUITO.

👉🏼INSCRIÇÕES PARA ESTRANGEIROS: Se você é de outra nacionalidade e tem interesse em participar desse evento, nós preparamos um tutorial em vídeo, com um passo a passo para sua inscrição. Assista-o pelo link: https://youtu.be/EJosVmDhxR8 Caso persistam dúvidas, contate-nos pelo nosso canal de atendimento via WhatsApp: +55 54 99923.9322.

👉🏼 ORIENTAÇÕES PARA SUA INSCRIÇÃO: Se você já fez algum curso aqui na plataforma da Vincular, já possui uma conta conosco. Nesse caso, ao fazer sua matrícula, não preencha um novo cadastro, e sim, entre com os dados de sua conta já existente (e-mail e senha). Mesmo assim, após logar-se, confira seus dados, especialmente o nome, para fins de certificado e o e-mail (que será seu login, e também por onde receberá a confirmação da sua inscrição). Se este for seu primeiro curso na plataforma da Vincular, faça o seu cadastro com atenção para poder criar a sua conta, com a qual fará seu login para poder ter acesso ao conteúdo do evento e, posteriormente, ao Certificado.

👉🏼 CONFIRMAÇÃO DA SUA INSCRIÇÃO E ORIENTAÇÕES: Você receberá um e-mail de confirmação da sua inscrição (no endereço de e-mail informado na sua conta na plataforma da Vincular), com orientações importantes que devem ser lidas na íntegra e cumpridas para que possa acompanhar todas as informações e atualizações desse evento (ainda em construção), sem perder nenhum detalhe importante para o sucesso de sua participação. Sugerimos que se inscreva nos nossos canais do TELEGRAM e do YOUTUBE (ativando o sininho), locais por onde as informações deste vento serão amplamente divulgadas. Seguem os links:

TELEGRAM: https://t.me/joinchat/AAAAAFR73NXr5YcLgykt5g

YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCWV92AuIQb7hjMjLQZPDpSw?view_as=subscriber

👉🏼 CERTIFICADO: No momento de sua matrícula preencha seu nome e sobrenome com atenção (e confira!) pois o certificado será emitido automaticamente com os dados que você informar no seu cadastro. Após a participação neste encontro online, seu certificado será gerado automaticamente pelo sistema e permanecerá disponível no ambiente virtual de aprendizagem no menu "Meus Certificados" para que possa o imprimi-lo ou salvá-lo em seu computador ou dispositivo eletrônico.

👉🏼 TUTORIAL EM VÍDEO: Se após a leitura das orientações acima ainda persistirem dúvidas ou dificuldades para efetivar sua inscrição, nós preparamos este tutorial em vídeo, com um passo a passo para sua inscrição. Assista o tutorial através do link: https://youtu.be/vfB6pzFvVKI 

👉🏼 DÚVIDAS: fale diretamente conosco através do nosso canal exclusivo de atendimento ao usuário, pelo WhatsApp, disponível de segunda à sábado, das 12h as 19h, pelos números (54) 99923.9321 ou (54) 99923.9322.1

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SEMINÁRIO DO BRINCAR 2021

ATENÇÃO! O horário das palestras e conferências abaixo, refere-se ao fuso-horário padrão de Brasília (BRT - Brasília Time em UTC).

👉🏼 12/05/2021 (quarta-feira), às 19h: Abertura do Seminário do Brincar 2021 (VINCULAR).

👉🏼 12/05/2021 (quarta-feira), às 19h15: Palestra "Os sentidos nascentes com a poética do brincar" - Severino Antônio e Kátia Tavares (São Paulo, Brasil).

👉🏼 15/05/2021 (sábado), às 10h: Palestra "Brincar e ser ativo em casa, na escola e na comunidade em tempos de pandemia: uma visão ecológica e sustentável" - Carlos Neto (Lisboa, Portugal).

👉🏼 19/05/2021 (quarta-feira), às 19h: Palestras "Crianças e cidades: experiências de brincar e pertencer" -  Rosane Romanini (OMEP, Novo Hamburgo/RS) e "Novo Hamburgo e seus caminhos para o brincar" - Luciane Varisco Focesi, (Coordenadora da Educação Infantil do município de Novo Hamburgo/RS).

👉🏼 22/05/2021 (sábado), às 9h: Conferência sobre a "A cidade das meninas e meninos: uma nova filosofia de governar a cidade" - Francesco Tonucci (Itália), Lorena Morachimo (Espaha), Luiz Fernando Machado e Marcelo Peroni (Jundiaí - Brasil).

👉🏼 26/05/2021 (quarta-feira), às 19h: Painel: "Pensando cidades brincantes, conectivas e sustentáveis com e para as crianças" - Carolina Tarrío (Instituto Alana, São Paulo - Brasil) e Elisson Pauletti (Vincular, Rio Grande do Sul - Brasil).

👉🏼 28/05/2021 (sexta-feira), às 19h: Palestra / Relato de Pesquisa: "Da vida nas cidades: o que as crianças têm a dizer?" - Ana Cláudia Arruda Leite e Gandhy Piorski (São Paulo - Brasil).

Conteúdo do curso


Grátis
Matricule-se agora
Sobre os Instrutores
Rosicléia Teixeira Pauletti

Rosicléia Teixeira Pauletti

Psicóloga. Especialista em Psicologia Escolar. Diretora da Vincular - Consultoria em Educação e Saúde da Infância. Presta assessoria em escolas de educação infantil, públicas e privadas. Desenvolve trabalhos com municípios, nas áreas de Saúde e Educação com foco a Primeira Infância. Realiza formação de professores (presencial e on-line). Dedica-se aos estudos da psicologia e sua interface com a educação, psicanálise e primeira infância. Encantada por escutar histórias de vida! Apaixonada pela infância, a educação e seu poder transformador na vida das pessoas.

Rosane Romanini

Rosane Romanini

Possui mestrado em Educação, é psicomotricista e professora de educação física e professora do curso de  pós-graduação em Educação Infantil da UNISINOS e do curso pós-graduação do Instituto de Educação de Ivoti. É a atual presidente da OMEP - Organização Mundial para Educação Pré-Escolar em Novo Hamburgo/RS. Brinquedista de plantão.

Luciane Focesi Varisco

Luciane Focesi Varisco

Possui graduação em Pedagogia com Habilitação em Orientação Educacional (FEEVALE); Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade (FEEVALE); Brinquedista (UFRGS); Especialização em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS). É membro integrante do Observatório da Cultura Infantil-OBECI, comunidade de apoio profissional, coordenado pelo Doutor Paulo Fochi. É professora da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo e atualmente é Coordenadora da Educação Infantil desta municipalidade. Atua no assessoramento pedagógico de escolas e redes de Educação Básica. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, bebês, brincar e educação infantil. Tem publicado especificamente no campo da Pedagogia da Infância.

Carolina Mariela Tarrio

Carolina Mariela Tarrio

Carolina Tarrío é jornalista, mãe da Ana e do André, assessora do programa Criança e Natureza, do Instituto Alana e uma das fundadoras do Movimento Boa Praça."

Severino Antônio e Kátia Tavares

Severino Antônio e Kátia Tavares

Severino Antônio 

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Foi professor doutor do Mestrado em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unisal - atuando principalmente com os seguintes temas: educação, linguagem, poesia, utopia. Orientou mais de 70 Dissertações de Mestrado. Participou de centenas de bancas de Mestrado e Doutorado. Palestrante e autor de diversas obras, como "Uma nova escuta poética da educação e do conhecimento" (Paulus); "A Matéria Amada" (Penalux); Ruth Guimarães - uma voz de muitas vozes (Penalux); Nascentes ( Penalux); a coleção Crescer em Paz: "A Varinha Mágica"(Adonis), "A Saga do siri sob as estrelas"(Adonis), "O Quase" com Katia Tavares(Adonis) e "Cenas de Infância"(Adonis); "A utopia da palavra" (Adonis, 2ª ed., ampliada); "Constelações-uma escuta poética da infância" (Adonis); "Uma pedagogia poética para as crianças" com Katia Tavares(Adonis); "Poetizar o pedagógico" (Biscalchin) ; "Novas Palavras"(FTD, 2ª ed. , aprovado no PNLEM - MEC); "A menina que aprendeu a ler nas lápides"( Biscalchin) ; "O visível e o invisível" (Verus); "Escrever é desvendar o mundo" (21ª edição, Papirus);"A Irmandade de todas as coisas - diálogo sobre Ética e Educação"(Ed. Diálogos do Ser); "Educação e Transdisciplinaridade" (Lucerna). Conselheiro do Instituto ALANA, no projeto "Prioridade Absoluta- a criança em primeiro lugar". Participou do documentário"O Começo da Vida", e da série de mesmo nome, dirigido por Estela Renner e produzido pela Maria Farinha Filmes(2016). Participou da 'Brazil Conference at Harvard & MIT' , em 2017, com palestra sobre o futuro da Educação no Brasil. Participou da FLIP (2017) na mesa em homenagem à escritora Ruth Guimarães.

Kátia Tavares

Mestre em Educação, professora, palestrante, psicopedagoga, aconselhadora biográfica, escritora. A educação - formal ou não - é essência e essencial no seu dia a dia. Katia compreende e enxerga as pessoas, vendo-as com os olhos d’alma. Dialoga serenamente, acolhendo e promovendo sensível interlocução com o mundo.

 

Carlos Neto

Carlos Neto

Professor Catedrático na Universidade de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana (FMH). Foi membro efetivo do Conselho Geral da Universidade de Lisboa (2015-2017). Foi Presidente da FMH (Janeiro de 2010 a Julho de 2014) e faz parte do Departamento de Desporto e Saúde e do Laboratório de Comportamento Motor.

As principais linhas de investigação situaram-se no estudo do desenvolvimento de habilidades motoras e efeitos de situações de ensino; jogo e desenvolvimento da criança; rotinas de vida e independência de mobilidade em crianças e jovens e bullying nos recreios escolares (recess).  

Foi membro do Conselho Coordenador do Instituto de Apoio à Criança, tendo participado na criação e coordenação do Grupo de Actividade Lúdica. Foi fundador e presidente da Sociedade Internacional para Estudos da Criança (SIEC), e é representante Português da International Play Association (IPA).Organizou em Lisboa (1999) a XIV IPA World Conference (Play and Community), em 1997 o 20th International Congress (Play and Society) do ICCP (International Council of Children´s Play) e em 2008 a 4th International Conference of Violence in School.  

É ainda autor dos livros “Jogo e Desenvolvimento da Criança”, “Motricidade e Jogo na Infância", "Tópicos em desenvolvimento na Infância e adolescência” , “Brincar em Cascais” e "Libertem as crianças".

Francesco Tonucci

Francesco Tonucci

Francesco Tonucci, também conhecido como Frato, é psicopedagogo e chargista. Foi pesquisador do Instituto Psicológico do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália, e mais tarde diretor do departamento de psicopedagogia. Criador do projeto “A cidade das crianças” (La città dei bambini), iniciado em 1991, Tonucci é conhecido mundialmente por defender a importância das crianças na organização e na vida das cidades. Hoje, é uma das vozes mais ativas e influentes do mundo no que diz respeito à participação social da infância na discussão pública sobre o futuro das cidades. Autor de diversas obras mundialmente conhecidas, entre suas publicações estão os livros "Quando as crianças dizem: Basta!", "Frato: 40 anos com os olhos de uma criança", "Com os olhos de um avô", "Danger, crianças: notas de educação, 1994-2007" e "Com os olhos de uma garota".

Lorena Morachimo

Lorena Morachimo

Articuladora da Rede Mundial da Cidade das Crianças para a América Latina.

Luiz Fernando Machado

Luiz Fernando Machado

Em construção...

Prefeito de Jundiaí/SP (Pioneira na Implantação do Projeto Cidade das Crianças).

Marcelo Peroni

Marcelo Peroni

Marcelo Peroni é ator e Gestor de Cultura no município de Jundiaí/SP e quem coordena as ações de implantação da Cidade das Crianças no município.

Marcelo Peroni

Marcelo Peroni

Marcelo Peroni é ator e Gestor de Cultura no município de Jundiaí/SP e quem coordena as ações de implantação da Cidade das Crianças no município.

Elisson Stephânio Savi Pauletti

Elisson Stephânio Savi Pauletti

Pós-graduando em Educação Infantil (UNISINOS / RS). Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental (UFFS / RS). Bacharel em Desenvolvimento Sustentável (UNC / SC). Assessor e docente da Vincular - Consultoria em Educação e Saúde da Infância LTDA. Atualmente dedica-se ao estudo e compreensão das conexões entre infância e sustentabilidade pelo viés da transdisciplinaridade e da complexidade.

 

 

 

Ana Cláudia Arruda Leite (Cacau Leite)

Ana Cláudia Arruda Leite (Cacau Leite)

É mãe, pedagoga e Mestre em Ciências Sociais da Educação pela PUC-SP. Atua há 20 anos na área da educação, tendo experiência em formação de educadores, gestão, assessoria e práticas com crianças. Desde 2013 trabalha no Instituto Alana, onde atualmenteé consultora de educação e infância. Nos últimos anos desenvolveu um projeto de escuta de crianças nas cinco regiões do país, com o pesquisador Gandhy Piorski.

Gandhy Piorski

Gandhy Piorski

Artista plástico, Teólogo e Mestre em Ciências da Religião. Pesquisador das Infâncias. Realiza pesquisas nas áreas de culturas, produções simbólicas, antropologia do imaginário e filosofias da imaginação. No campo das visualidades, discute as narrativas da infância e seus artefatos, seus brinquedos e linguagens, organizando exposições, realizando curadorias, propondo intervenções. Consultor do Instituto Alana e autor do Livro: Brinquedos do Chão.

* Participou do documentário “O Começo da Vida II: Lá Fora”, um filme inspirador pela reconexão da infância com o mundo natural. Um movimento urgente por uma vida com mais saúde para as pessoas e para o planeta.

Informações sobre o documentário: https://ocomecodavida2.com.br/