BNCC E OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA DA INFÂNCIA - 20 HORAS

ORIENTAÇÕES PARA A SUA INSCRIÇÃO: LEIA COM ATENÇÃO!

👉🏼 CADASTRO DE MATRÍCULA E ACESSO AO CURSO: Se você já fez algum curso aqui na plataforma da Vincular, já possui uma conta conosco. Nesse caso, ao fazer sua matrícula, não preencha um novo cadastro, e sim, entre com os dados de sua conta já existente (e-mail e senha). Mesmo assim, após logar-se, confira seus dados, especialmente o nome, para fins de certificado. Se este for seu primeiro curso na plataforma da Vincular, faça o seu cadastro com atenção para poder criar a sua conta, com a qual fará seu login para poder ter acesso ao conteúdo do evento.

👉🏼 CERTIFICADO: No momento de sua matrícula preencha seu nome e sobrenome com atenção (e confira!), pois o certificado será emitido automaticamente com os dados que você informar no seu cadastro. Após integralizar 80% do conteúdo do evento, seu certificado será gerado automaticamente pelo sistema e aparecerá no seu ambiente de aluno no menu "Meus Certificados". Aí é só imprimi-lo ou salvá-lo em seu computador ou dispositivo.

👉🏼 PERÍODO DE GRATUIDADE E DISPONIBILIDADE DO CURSO: O acesso ao conteúdo deste curso, no ambiente virtual de aprendizagem, permanecerá livre e gratuito para você por um período de cento e vinte dias* após a sua data de inscrição. Durante esse período você poderá acessar quantas vezes quiser todos os conteúdos, nos horários que mais se adequarem à sua rotina. a Vincular assumirá os custos de acesso, hospedagem e segurança de dados, durante o período de gratuidade deste curso ao usuário, porém, ao expirar o período de gratuidade, será cobrada a taxa de prorrogação de acesso, visando cobrir as custas mensais do curso. Será vedada uma segunda inscrição, nesse mesmo curso, com acesso à gratuidade.

* Esse período poderá ser prorrogado, se houver necessidade, mediante pagamento de taxa de prorrogação de acesso, sendo o período mínimo de prorrogação de trinta dias, com custo de R$ 20,00 (vinte reais).

👉🏼 CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO E ORIENTAÇÕES PARA O ACESSO AO CURSO: Em até 24h após sua inscrição, você receberá um e-mail de boas-vindas e orientações para o acesso ao curso, no endereço de e-mail informado na sua conta cadastrada na plataforma da Vincular.

👉🏼 DÚVIDAS: fale diretamente conosco através do nosso canal exclusivo de atendimento ao usuário, pelo WhatsApp, disponível de segunda à sábado, das 12h as 19h, pelo número (54) 99923.9322.

APRESENTAÇÃO DO CURSO

Por que uma Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil? Qual o objetivo de uma organização curricular por Campos de experiências? Como desenvolver um currículo mais sensível e acolhedor na escola da infância?

A existência de uma base curricular comum está prevista desde a Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996. No Plano Nacional de Educação de 2014, esse compromisso é reafirmado e em 2015 iniciam-se as discussões sobre a elaboração desse documento que no ano de 2017, tem sua quarta versão publicada, instituída e orientada pela Resolução CNE/CP Nº 2/2017.

Porém é importante ressaltar que as premissas levantadas pela BNCC não partiram do zero, elas tiveram início em 1998 com a implementação da primeira versão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) (Parecer CEB 022/1998 e Resolução CEB 01/2019), documento que teve sua revisão em 2009, por meio do Parecer CNE/CEB n. 20/2009. As DCNEI definem concepções e fundamentos muito importantes para a Educação Infantil, premissas que orientaram a organização e redação da BNCC.

Por isso esse curso, além de abordar os Campos de experiências na escola da infância, também tem o intuito de evidenciar as bases epistemológicas que devem orientar o trabalho na Educação Infantil, refletindo sobre a organização de uma docência mais ética, acolhedora e sensível na escola da infância, que evidencia o lugar da criança como sujeito histórico e de direitos, que aprende pela via das interações e brincadeiras.

EMENTA DO CURSO

Histórico, pressupostos e estrutura organizacional da Base Nacional Comum Curricular na Educação Infantil. Relações da BNCC com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Organização curricular da Educação Infantil. Direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Campos de experiência na escola da infância(s). Princípios de uma didática dos campos de experiência. Projetos de investigação. Diferenças entre atividade e experiência na Educação Infantil. Importância da organização de espaços, tempos e materiais.

INSCRIÇÕES ABERTAS!

Conteúdo do curso


Grátis
Matricule-se agora
Sobre os Instrutores
Flávia Burdzinski de Souza

Flávia Burdzinski de Souza

Possui graduação em Pedagogia (IESA-RS); Especialização em Ensino Pela Pesquisa e Aprendizagem por projetos (UNÍNTESE e UFTPR) e Mestrado em Educação nas Ciências (UNIJUÍ-RS). Atualmente é professora do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim. Pesquisadora e professora extensionista de temas relacionados a Pedagogia da Infância e a Educação Infantil; Atuou como bolsista Capes - PIBID - Coordenação de Área (2017-2018) e Formadora Estadual do PNAIC eixo Pré-Escola (2017-2018). Foi professora de Educação Infantil e de 1º ano do Ensino Fundamental; monitora e estagiária em classe especial de surdos (rede pública estadual); designer Educacional e Professora de Pós-Graduação na UNÍNTESE (Santo Ângelo) nos cursos de especialização em Educação Infantil, Gestão Escolar, Psicopedagogia e LIBRAS; Professora e extensionista do Curso Superior de Pedagogia no Instituto de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA- RS) e da Sociedade Educacional de Três de Maio (SETREM); Professora substituta no Instituto Federal Farroupilha - Campus Santa Rosa- RS nos cursos de Licenciatura em Matemática e Ciências Biológicas.

ATENÇÃO! Período de gratuidade do curso: 120 dias.

O acesso ao conteúdo deste curso, no ambiente virtual de aprendizagem, permanecerá livre e gratuito* para você por um período de cento e vinte dias** após a sua data de inscrição. Durante esse período você poderá acessar quantas vezes quiser todos os conteúdos, nos horários que mais se adequarem à sua rotina.

* A Vincular assumirá os custos de acesso, hospedagem e segurança de dados, durante o período de gratuidade deste curso ao usuário, porém, ao passar o período de gratuidade, será cobrada a taxa de prorrogação de acesso, visando cobrir as custas mensais do curso. Será vedada uma segunda inscrição, nesse mesmo curso, com acesso à gratuidade.

** Esse período poderá ser prorrogado, se houver necessidade, mediante pagamento de taxa de prorrogação de acesso, sendo o período mínimo de prorrogação de trinta dias, com custo de R$ 20,00 (vinte reais).